Pesquisadora da Fiocruz PE eleita uma das 10 personalidades do ano pela revista Nature

Pesquisadora da Fiocruz PE eleita uma das 10 personalidades do ano pela revista Nature

Em 20/12/16 08:43.
Caros Estudantes, Técnicos-Administrativos e Professores um bom dia,
 
Com imensa satisfação parabenizamos a Profa. Celina Turchi, Professora aposentada do Departamento de Saúde Coletiva do IPTSP, e toda equipe, pelo brilhantismo e reconhecimento como uma das 10 personalidades do ano eleita pela revista Nature pelas relevantes contribuições dos projetos sobre o vírus zika e a microcefalia em bebês desenvolvidos na Fiocruz-PE, conforme notícia abaixo.
 
Agradecemos a atenção e desejamos sucesso no andamento dos projetos do grupo,
 
Flávia Oliveira
Diretora do IPTSP/UFG
________________________
 
Pesquisadora da Fiocruz PE eleita uma das 10 personalidades do ano pela revista Nature
 
Celina Turchi foi eleita por seu trabalho para o estabelecimento da relação entre o vírus zika e a microcefalia em bebês.
  
A pesquisadora Celina Turchi, da Fiocruz Pernambuco, foi eleita uma das dez personalidades do ano na ciência pela revista britânica Nature¸ por seu trabalho para o estabelecimento da relação entre o vírus zika e a microcefalia em bebês.
 
A revista diz que Turchi integrou uma rede de epidemiologistas, pediatras, neurologistas e biólogos que levou a resultados "formidáveis". Lembrando que, quando Turchi e seus colegas começaram suas pesquisas, o conhecimento sobre o zika era extremamente limitado, a revista afirma que a médica ajudou a produzir uma quantidade suficiente de evidências para demonstrar o vínculo entre o vírus e malformações fetais.
 
"Nem em meu maior pesadelo como epidemiologista eu havia imaginado uma epidemia de microcefalia neonatal", disse Celina à Nature. “Quando começamos, não havia nenhum livro a seguir”. Em relação a integra a lista das 10 personalidades do ano da Nature, Celina encara como um reconhecimento do trabalho de um grupo e não apenas dela. “Estou grata e entendo que esse foi o reconhecimento de um trabalho coletivo, não só de nós pesquisadores, mas por todos profissionais de saúde envolvidos. Foi fruto também da oportunidade de poder contar com grupos experientes e qualificados de laboratório, clínica, neurologia e com apoio da instituição”, declarou Celina.
 
Leia matéria completa acessando o link abaixo:
 
Outras notícias 
 
 

Categorias: Notícias