CONVITE - X Fórum de CT&I do Cerrado da SBPC - FAPEG UNIVERSAL - DUODÉCIMO

X Fórum de CT&I do Cerrado: O atual cenário brasileiro e os rumos da produção científica e tecnológica em Goiás

Em 29/11/16 20:43.

 A SBPC-GO há décadas vem mobilizando a comunidade científica goiana pela existência e funcionamento de um órgão de fomento a pesquisa no estado. A criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e a instituição de dotação orçamentária constitucional representam uma imensa conquista. 

O funcionamento desta agencia em sintonia com incentivo à pesquisa e pós-graduação tem sido um marco na história da Fapeg. Criou-se um ambiente vertiginoso de incremento a pesquisa em todos os setores. Eventos, projetos, parcerias com os demais órgãos de pesquisa, bolsas de estudos para citar exemplos. 
Mas um aspecto deste cenário sempre foi motivo de preocupação da SBPC-GO. Trata-se do repasse de verbas do setor financeiro do Estado para a Fapeg. Não conseguimos na época incluir este repasse de forma continua com a arrecadação do Estado para a Fapeg. O termo que usamos é o DUODÉCIMO
Como várias ações da Fapeg tem logrado êxito e são merecidamente reconhecida pela SBPC-GO, o assunto deve entrar na pauta efetiva de nossas ações. Ocorre que isto se deve basicamente ao esforço e a competência da atual equipe gestora, que conta com o respeito e admiração do Governador do Estado. Mas já na campanha eleitoral cobramos do candidato Marconi Perillo o compromisso com a implantação do DUODÉCIMO.
O fato concreto da necessidade do DUODÉCIMO é a Chamada Pública 07/2014 - FAPEG UNIVERSAL. Com o resultado publicado em 18 de dezembro de 2014, até hoje não foi liberado o financeiro. São 99 pesquisadores aguardando ansiosamente a liberação dos recursos. E não é por desejo da Fapeg. É pelo motivo da Secretaria de Finanças do Estado não repassar a verba para a Fapeg. Lembramos que o início desta gestão foi quitando restos a pagar. Isto já sinalizava o problema que queremos agora ver resolvido.
Para tanto, a SBPC-GO estará promovendo nos dias 29 e 30 de Novembro de 2016, no Auditório do ICB 1 da UFG – Campus Samambaia, na cidade de Goiânia, o seu X Fórum de CT&I do Cerrado: O atual cenário brasileiro e os rumos da produção científica e tecnológica em Goiás. Neste evento, a programação inclui a realização de uma mesa redonda e o lançamento de uma campanha em defesa do DUODÉCIMO através da coleta de assinaturas em uma Petição Pública, para posterior envio ao Governado Marconi Perillo.
Contamos com a presença de todos para conseguirmos a liberação do pagamento do Universal/FAPEG e a implementação do DUODÉCIMO
Confira a programação completa no site da SBPC http://www.sbpcgoias.org/ x-forum-e-premio-2016
 
 
Favor acusar recebimento do convite e confirmação
 
Para qualquer esclarecimento entrar em contato através do telefone (62) 9 9948-9556 - Patrícia Vieira.
 
 
 


-- 
SBPC /GO - Rua 235, nº561,Qd. 70, Lt 3, Setor Leste Universitário



Categorias: Notícias