Sistemas Microfluídicos de Análises

SEMINÁRIO: “Sistemas Microfluídicos de Análises: de Bioanálises à Biologia Celular”

Em 04/10/16 09:18.
Palestrante: Prof. Dr. Emanuel Carrilho (Instituto de Química de São Carlos – USP).

Data: 07/10/2016

Horário: 13h30

Local: Anfiteatro do Instituto de Química (IQ-1)

 
Quem é o palestrante?

O prof. Carrilho foi um dos pioneiros no desenvolvimento de sistemas microfluídicos no país, contribuindo de forma expressiva para a consolidação dessa linha de pesquisa no Brasil. 
Durante seu estágio de pós-doutoramento na Universidade de Harvard, entre 2007 e 2009, trabalhou sob a supervisão do Professor George M. Whitesides, um dos pesquisadores de maior destaque internacional na área. 
Nesse período, teve participação efetiva no desenvolvimento de dispositivos analíticos em papel, o que hoje é uma das principais tendências em termos de diagnóstico no point-of-care. 
O grupo do Prof. Carrilho também tem atuado no desenvolvimento instrumental para aplicações bionalíticas usando técnicas cromatográficas e eletroforéticas bem como espectrometria de massas.
Fez o doutorado em Bioanalítica pela Northeastern University (Barnett Institute of Chemical and Biological Analysis) e pós-doutorado na Harvard University.  
Atualmente é professor titular do Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo, pesquisador 1B no CNPq, possui mais de 150 trabalhos publicados em periódicos internacionais, aproximadamente 5.000 citações e fator H igual a 30.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

 

Categorias: Notícias