Chamada bolsas pq e dt

Chamada CNPq 2016 - Bolsas PQ e DT

Em 03/06/16 08:45.

O CNPq divulga a abertura da Chamada 2016 para bolsas PQ e DT (os Editais seguem abaixo). O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a Chamada para seleção das Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT). É a primeira vez que essas modalidades são disponibilizadas por meio de chamada pública. Tradicionalmente, elas eram selecionadas a partir de um calendário anual do CNPq.

O prazo para inscrição vai até o dia 12 de agosto e a data de divulgação dos resultados ocorrerá na segunda quinzena de janeiro de 2017.

As propostas devem ser transmitidas ao CNPq, exclusivamente via internet por meio do Formulário de Propostas online disponível na Plataforma Carlos Chagas até às 23:59 (vinte e três e cinquenta e nove) horas da data limite.

O pesquisador deve possuir título de doutor ou perfil tecnológico equivalente; ser brasileiro ou estrangeiro com situação regular no País; dedicar-se às atividades constantes de seu pedido de bolsa; poderá ser aposentado, desde que mantenha atividades acadêmico-científicas e tecnológicas oficialmente vinculadas a instituições de pesquisa e ensino.

Atenção!
A duração da bolsa PQ ou DTI categoria/nível 1A é de 60 (sessenta) meses; 1B, 1C e 1D é de 48 (quarenta e oito) meses; e categoria 2 é de 36 (trinta e seis meses).
Para estar apto a receber Bolsa de PQ ou DTI na Categoria 2, o pesquisador deve ter concluído o doutorado até o mês de dezembro do ano de 2013, inclusive
Para estar apto a receber Bolsa de PQ ou DTI na Categoria 1, o pesquisador deve ter concluído o doutorado até o mês de dezembro do ano de 2008, inclusive

PRODUTIVIDADE EM PESQUISA
As Bolsas PQ são concedidas para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com o objetivo de distinguir seu trabalho e valorizar sua produção.
Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.
As propostas deverão ser apresentadas na forma de projeto de pesquisa estruturado, claramente caracterizado como de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, contendo as seguintes informações:

a) Identificação da proposta;
b) Dados do proponente;
c) Instituições participantes;
d) Dados gerais do projeto em português e inglês, incluindo título, palavras-chave, resumo e objetivo geral;
e) Área do conhecimento predominante e áreas do conhecimento correlatas;
f) Metodologia;
g) Relevância do projeto para o desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação;
h) Resultados e impactos esperados;
i) Compilação sucinta das atividades de pesquisa desenvolvidas pelo requerente que este considere mais relevantes, indicando a produção gerada por estas até 2015 (demonstradas por intermédio de artigos científicos, capítulos de livros, livros, patentes, softwares, subsídios para elaboração de leis e/ou implementação de políticas públicas, entre outros), além de relação de financiamentos vigentes (de agências públicas ou instituições privadas), de orientações em andamento, com bolsa;
j) Demais informações relevantes sobre o projeto a ser desenvolvido.

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
As bolsas DT têm como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação.
Entre os critérios estão: ser titulado há pelo menos três anos, tenha um bom e crescente histórico de formação de recursos humanos, produção e transferência de tecnologia, e um projeto de pesquisa inovador.
Descrição do Projeto:

a) Objetivos
Explicitar os objetivos da proposta.
b) Relevância do projeto para a sua área e aplicação no setor produtivo.
Justificar a relevância do projeto.
c) Metodologia
Descrever claramente a metodologia (materiais, métodos e técnicas) a ser adotada para a execução do projeto.
d) Cronograma de execução
Apresentar as atividades do projeto, bem como os respectivos prazos previstos para sua execução (Sugestão: usar um gráfico de Gantt).
e) Gestão do projeto

Leiam com atenção, escrevam um bom projeto e boa sorte.
PRPI
Edital PQ 2016