Atenção! Chamada Universal nº 01/2016/CNPq

Em 02/02/16 13:22. Atualizada em 02/02/16 13:41.

Atenção docentes/pesquisadores doutores da UFG

Encontra-se aberto o Edital Universal CNPq do ano de 2016 - CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016.

Por favor, fiquem atentos aos seguintes pontos:

I – A data final da submissão é o dia 26/02/2016

II - O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve atender, obrigatoriamente, aos itens abaixo:

a) possuir o título de doutor e ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta;

b) ser obrigatoriamente o coordenador do projeto;

c) possuir vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do projeto; ou, se aposentado, evidenciar no Currículo Lattes a manutenção de atividades acadêmico-científicas na instituição de execução do projeto; e

d) não possuir projeto vigente aprovado em chamada Universal anterior

III – Existem 3 faixas de submissão:

FAIXA A – Até R$ 30.000,00 = destina-se exclusivamente a Pesquisadores que obtiveram o título de doutor a partir de 2008 inclusive, exceto bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) categoria 1 e bolsistas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) categoria 1. Qualquer pesquisador que obteve o título de doutor antes de 2008 e escolher esta faixa terá sua proposta desclassificada.

FAIXA B – Até R$ 60.000,00 = destina-se a Pesquisadores com título de doutor, que atendam ao disposto no item II, exceto bolsistas de Produtividade (PQ ou DT), categoria 1. Atenção é a faixa que deve ser escolhida pelos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) categoria 2; ou Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) categoria 2.

FAIXA C – Até R$ 120.000,00 = livre para qualquer pesquisador. ATENÇÃO os Bolsistas de Produtividade (PQ e DT) categoria 1 podem concorrer apenas nesta faixa.

OU SEJA, se você é um jovem doutor escolha a Faixa A. Se você já é PQ 2 ou tem perfil equivalente escolha a Faixa B. Evite a Faixa C, pois é a de maior competitividade, uma vez que o número de projetos aprovados nesta faixa é significativamente inferior as demais faixas. LEMBREM-SE é a única faixa que os PQ 1 podem concorrer, portanto os concorrentes são pesquisadores e orientadores seniores, o que permite inferir que a chance d eum jovem pesquisador aprovar projeto nesta faixa é próximo de ZERO.

IV - Nesta Chamada NÃO será permitida a concessão de auxílio a pesquisador que tenha projeto de outra Chamada Universal vigente. A proposta submetida por pesquisador com projeto de outra Chamada Universal com término de vigência posterior a 31/07/2016 será desclassificada na etapa de análise pela área técnica do CNPq. ENTRETANTO, a antecipação do término do projeto Universal vigente PODERÁ ser solicitada através da Plataforma Carlos Chagas até o último dia de submissão de propostas para esta Chamada.

V - O edital contempla além de recursos de capital e custeio para pesquisa, UMA quota de bolsa de IC e UMA de AT (nível superior OU nível médio). O valor das bolsas não é computado no limite das faixas de financiamento.

VI - O projeto deve estar claramente caracterizado como de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.

VII - Faça o projeto com duração de três anos com os seguintes itens:

1 identificação da proposta;

2 qualificação do principal problema a ser abordado;

3 objetivos e metas a serem alcançados;

4 indicadores de acompanhamento;

5 metodologia a ser empregada;

6 principais contribuições científicas ou tecnológicas da proposta;

7 orçamento detalhado;

8 cronograma de atividades;

9. identificação de todos os participantes do projeto;

10. grau de interesse e comprometimento de empresas com o escopo da proposta, quando for o caso;

11. indicação de colaborações ou parcerias já estabelecidas com outros centros de pesquisa na área;

12. disponibilidade efetiva de infra-estrutura e de apoio técnico para o desenvolvimento do projeto;

13. estimativa dos recursos financeiros de outras fontes que serão aportados pelos eventuais Agentes Públicos e Privados parceiros.

14. no caso das solicitações de bolsas de IC e/ou AT deverá ser apresentado, juntamente com o projeto de pesquisa, um plano das atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista. Não é necessário indicar o nome do candidato no momento da submissão da proposta, apenas descrever o perfil desejado para o futuro bolsista.

BOA SORTE A TODOS.

Atenciosamente

Maria Clorinda

Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação